Método Como Vencer a Insônia e Dormir Melhor

O Método Como Vencer a Insônia é um método cognitivo comportamental, utilizado há mais de 20 anos, nos nossos pacientes com distúrbios do sono.

Ele é  fundamentado na mudança de pequenos hábitos que vão te ajudar a vencer a insônia, a dormir melhor e por consequência a melhorar a sua qualidade de vida.

No vídeo abaixo eu explico um pouco melhor:

Vamos entender um pouco mais o que é a Insônia?

A insônia é um distúrbio que se manifesta pela dificuldade em iniciar e manter o sono de forma: continua, tranquila e sem interrupções.

Estudos publicados no mundo todo constatam, que este problema, afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo

Segundo a Associação Brasileira do Sono, no primeiro semestre de  2020, a insônia atingiu 73 milhões de brasileiros.

Gerando, como consequência, transtornos comportamentais como: irritabilidade, perda de concentração e perda de memória.

Bem como transtornos orgânicos funcionais mais graves como: Infartos, Arritmia Cardíaca, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e Óbito Durante o Sono.


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Apesar da insônia ter se tornado mais evidente neste período de pandemia, infelizmente, ela sempre esteve entre nós.

Hipócrates (460 a.C. – 377 a.C.), médico grego considerado o pai da Medicina, em seus escritos já relatava os efeitos da insônia nos seus pacientes.

Por isso ao longo de quase 3 décadas eu tenho estudado e acompanhado de perto, a luta de milhares das pessoas tentando superar este problema.

De fato, sou um apaixonado por este tema e a minha busca sempre foi intensa para trazer alívio aos que sofrem com a insônia.

Então depois de muito trabalho e muita pesquisa, junto com a minha equipe, desenvolvemos um método para ajudar aos nossos pacientes a vencerem a insônia.

A principio este método foi transmitido aos nossos pacientes, na forma de apostilas e palestras. No entanto, pelos bons resultados, passamos a ter dificuldade em atender ao grande número de pessoas que nos procuravam em busca desta metodologia.

Então após muita insistência da minha equipe, no sentido de ajudar o maior número de pessoas, em 2015, eu transformei este método em um curso online. Permitindo que mais pessoas tivessem acesso a este material.

Como combater a insônia?

A insônia pode estar relacionada a uma disfunção orgânica (algumas doenças) ou a prática continuada de hábitos prejudiciais ao sono, sendo este último o de maior prevalência.

Portanto a boa notícia é que, na maior parte dos casos, com a simples mudança de alguns hábitos, podemos iniciar o processo de vencer a insônia.

No entanto, antes de tudo, recomendo uma avaliação clínica com o seu médico, para descartarmos qualquer disfunção orgânica que possa estar relacionada a insônia.

Feito isso, podemos iniciar a aplicação do nosso Método Como Vencer Insônia

Como funciona este método?

É um método fundamentado na mudança de pequenos hábitos que vão te ajudar a vencer a insônia, a dormir melhor e por consequência a melhorar a sua qualidade de vida.

Ele é fundamentado em 5 pilares essenciais, que são: a motivação, o controle da ansiedade, o ajuste do relógio biológico, o controle da respiração e a gestão dos cinco sentidos do corpo.

Como Vencer a Insônia

1- Motivação

A motivação é o fundamento mais importante deste método, na verdade, ela é a chave de todo o processo. Pois qualquer mudança de hábito, por menor que seja, requer um esforço ancorado a uma motivação.

Assim, quando nós definimos um bom “Motivo” para uma mudança em nossa vida, nós conseguimos realizar uma “Ação” de transformação no nosso corpo e na nossa mente.

Motivo + Ação = Motivação

Por isso, que durante o curso, nós fundamentamos a Motivação a uma visão psicanalítica mais profunda, visando não só a transformação inicial mas também a manutenção dela ao longo dos anos.

A motivação funciona semelhante a uma bússola em um navio, onde durante a navegação este navio sofre a força das ondas, das correntes marítimas e dos ventos desviando a sua rota que pode facilmente ser corrigida através da bússola.

Daí a grande importância que dou a Motivação (nossa bússola) pois possibilita as pessoas diante das pressões e das dificuldades do dia e dia a voltarem facilmente, a prática dos hábitos propostos no curso.

2- Controle da Ansiedade

A ansiedade, considerada por muitos autores e pesquisadores como o transtorno do século, atinge milhões de pessoas no mundo todo. Sendo ela um dos maiores causadores de insônia, trazendo consequências devastadoras a saúde.

Estudos publicados nas principais universidades do mundo, demonstram a forte influência da ansiedade associada a insônia gerando doenças de origem psicossomáticas como: o Câncer, Lupos, Alzheimer, Infartos entre outros.

Durante o curso, abordamos a ansiedade, assim como a motivação citada anteriormente, em uma visão psicanalítica. Buscando o porque (motivo) da manifestação dela no dia a dia da pessoa, Visando a transformação na origem do problema.

3- Ajustando o Relógio Biológico

O relógio biológico, também chamado de Ciclo Cicardiano, do latim circa (cerca de) e diem (dia), regula todo o funcionamento do nosso corpo.

Sendo que cada indivíduo apresenta uma característica funcional específica. Onde há pessoas, que “funcionam” (no sentido figurado da palavra) melhor pela manhã, assim como há pessoas que funcionam melhor a tarde e outras funcionam melhor na madrugada.

Eu por exemplo, tenho uma melhor produtividade intelectual durante madrugada e uma baixa produtividade no período da tarde. Então, sabendo disso, eu procuro adequar os meus trabalhos a estes períodos..

Portanto, neste pilar, o método vai te orientar, a você conhecer melhor o seu relógio biológico, possibilitando o gerenciamento e adequação dele a sua rotina pessoal e profissional.

4- Controle da Respiração

A disfunção respiratória é o pilar mais fácil de você identificar, pois ela se manifesta através do ronco ou pela falta de ar durante a noite.

Infelizmente muitas pessoas não levam o ronco muito a sério, no entanto ele pode ser considerado como um importante mecanismo de defesa do organismo.

Funcionando como um alarme te alertando para fato de que você esta respirando com dificuldade e que a qualquer momento você pode parar de respirar.

Sendo esta parada respiratória chamada de Apneia Obstrutiva do sono, que é algo muito perigoso que pode te conduzir a um AVC ou ao óbito durante o sono, o que infelizmente acontece muita frequência. Assista o vídeo a baixo.

Durante o curso eu me aprofundo mais neste tema, no entanto se você quiser já conhecer as formas de tratamento para o Ronco e Apneia Clique Aqui

5- Gestão dos Cinco Sentidos Humanos

A gestão e os cuidados com os cinco sentidos básicos do corpo humano (tato, olfato, paladar, visão e audição) é de grande importância e influenciam diretamente a qualidade do sono.

Neste artigo, eu vou citar de uma forma bem resumida, para facilitar o seu entendimento, porém no curso do método como vencer a insônia, nós vamos nos aprofundamos bastante, pois também é um pilar fundamental no controle da insônia

Sentido do Tato

Quando nos referimos ao tato, estamos, nos referindo a roupa que você usa para dormir, a roupa de cama e ao tipo e qualidade do seu colchão.

Pois o desconforto de ambos, gera um desajuste no inconsciente durante o sono, gerando a insônia ou te impedindo de ter um sono profundo e reparador.

Sabe quando você acorda com o corpo todo dolorido, com uma sensação que não descansou nada?

É disso que estamos falando, pois é certo que você pode até adormecer, mas vai via ficar se revirando na cama o tempo todo. Tendo muitos micro ou macro despertares durante a noite que é uma das principais características da insônia.

Sentido do Olfato

Os cheiros do seu quarto, ou da sua cama também atuam no seu Sistema Nervoso Central.

Onde os cheiros fortes ou ruins impedem o relaxamento do seu corpo e cheiros suaves e agradáveis ajudam você a relaxar.

Por isso durante o curso temos um módulo voltado aos fundamentos de Aromaterapia .

Sentido do Paladar

O sentido do paladar, no nosso método esta relacionado ao controle da alimentação, pois há alimentos que podem te ajudar no controle da insônia, assim como a alimentos que podem prejudicar o seu sono.

A banana por exemplo quando é consumida pela manhã, ela estimula o seu corpo a produção de Cortisona, que é um hormônio te ajuda no despertar, mas que em excesso pode gerar sintomas de estresse.

No entanto quando, a banana, é consumida no início d a noite ela estimula a produção de Melatonina, que é um hormônio que te ajudar a adormecer .

Portanto a banana pode te ajudar a despertar ou te ajudar a adormecer, dependendo do horário que ela for consumida.

Assim como a banana isso ocorre com vários outros alimento e bebidas que vão te ajudar no combate a insônia.

Sentido da Visão

A visão, também é um fator muito importante, pois ela interfere diretamente nas nossas emoções comprometendo a qualidade do sono.

Quando, por exemplo, você assiste a um programa jornalístico ou a um filmes com muita ação antes de dormir. O seu corpo libera substâncias que vão deixa-lo acelerado e em estado de alerta causando a insônia e despertares ao longo da noite.

Vale ressaltar que quase 80% dos seu corpo é comandado de forma involuntária pelo seu sistema nervoso autónomo. Que também é chamado de sistema nervoso neurovegetativo ou viceral.

O seu coração por exemplo, neste exato momento, ele esta trabalhando de forma involuntária e dependendo do que você visualizar, ele pode acelerar os batimentos através da liberação de substâncias como a adrenalina por exemplo.

Por isso que muitas técnicas de meditação e relaxamento te conduzem a visualizar locais calmos e tranquilos

Outra maneira que a visão interfere de maneira muito ativa é através do uso de celulares e computadores antes dormir.

Uma vez que estes aparelhos emitem uma luz azul, imperceptível a nossa visão, mas que age fazendo que o corpo libere cortisol interferindo diretamente no seu sono.

Sentido da Audição

A audição interfere de igual maneira que a Visão gerando estímulos sensoriais semelhantes, podendo interferir positivamente ou negativamente na qualidade do sono.

Portanto se eu vejo e ouço coisas relaxantes antes de dormir, eu preparo o corpo para um sono reparador. Porem se eu ver e ouvir coisas que geram angustia, medo ou raiva, com certeza eu vou comprometer o meu sono.

Calma, não se assuste, você vai conseguir !!!

Eu sei que é muita informação, não se apavore. Pois toda jornada começa com um simples passo e lendo esse artigo você o primeiro passo em busca do controle da insônia. Parabéns por esse passo inicial!!!

O que fazer a partir de agora?

Em primeiro lugar eu recomendo que você faça um check up clínico com o seu médico para avaliar o seu estado de saúde geral

Depois eu te convido a seguir o nosso canal do youtube, onde eu respondo as dúvidas enviadas pelos nossos alunos e leitores.

No entanto se você quiser se aprofundar no nosso método eu te convido a fazer o nosso curso, que é um método passo a passo que vai te conduzir ao controle da insônia.

Como funciona o Método Como Vencer a Insônia?

O Método como vencer a insônia, é um método cognitivo comportamental, em uma linguagem simples e acessível ao fácil entendimento.

Onde o curso vai te conduzir através de uma sequência de vídeos aulas, de uma forma gradual e didática. Permitindo que você evolua passo a passo no processo de transformação do seu sono.

Permitindo também que você retome o processo do início ou de onde você parou, quantas vezes você quiser. Garantindo assim uma maior eficiência e eficácia do método ao longo dos anos.

Como participar do Curso

O Curso Como Vencer a Insônia funciona com turmas fechadas, abertas algumas vezes por ano. Não existe uma data ou período específico para a abertura de cada turma, porém em geral as turmas são sempre abertas a cada 2-3 meses.

IMPORTANTE: quase sempre que abrimos turmas há descontos especiais de abertura para as pessoas que fazem a matrícula no primeiro dia de matrículas. Assim é essencial que você fique bem atento sempre que divulgarmos as datas de matrículas para conseguir garantir os descontos de primeiro dia.

Outro ponto importante é que diferente de muitos cursos online, nós não iludimos as pessoas dizendo que as vagas são “limitadas”. Como o curso é online, o número de vagas é ilimitado, sendo que a única limitação são os prazos de abertura e fechamento das matrículas e também os descontos, que em geral são oferecidos para quem se matricula nos primeiros dias.

Se você quiser ser informado tanto sobre as nossas Lives quanto sobre a abertura de novas turmas do Curso, basta se cadastrar usando o formulário abaixo.